Sofre muito com alergias? Talvez o problema pode ser o seu colchão!

De acordo com o Instituto Good Housekeeping, os colchões devem ser limpados a cada dois meses. Isso porque, esse aspecto fundamental da vida cotidiana com o qual as pessoas interagem diariamente, é um dos ambientes preferidos para a proliferação de ácaros. De acordo com uma pesquisa de 2003, feita pela Unicamp, em um grama de poeira nos colchões podem ser encontrados até 40 mil ácaros. Esse número bem grande fica ainda pior quando o mesmo estudo revela que apenas 100 ácaros por grama de poeira são suficientes para desencadear uma reação alérgica.

De acordo com a ASBAI, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, em dados publicados no ano passado, por volta de 25% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros sofrem de algum tipo de rinite alérgica. No mundo, de acordo com a WAO, World Allergy Association, são 20 milhões de pessoas que tem esse problema.

A rinite é uma reação do sistema imunológico a qualquer substância que ele considere estranha que, normalmente, entra pelo nariz. Os ácaros são algumas dessas substâncias, especialmente suas fezes e as carcaças de microrganismos mortos. Suas características permitem que se adaptem muito bem a um ambiente domiciliar, com temperatura quente e um local úmido. Se alimentam de material orgânico da pele de pessoas e animais, por isso, tem nos colchões o banquete e as condições de vida perfeitas.

Sua presença nesse objeto é tão grande, que especialistas em alergias estimam que por volta de 1,5 milhão de ácaros podem viver em travesseiros e colchões mesmo apenas após 2 anos de uso. Por isso, a limpeza dos colchões é tão importante para a saúde, já que a rinite e outros problemas respiratórios frequentes podem causar até mesmo asma.

Lembrando também que apesar de a limpeza frequente ser fundamental, os colchões devem ser trocados periodicamente. O período de troca pode variar de acordo com o grau de conservação do mesmo, especialmente se for limpo, mas a troca é vital. Isso porque o objeto se deteriora normalmente por conta do uso constante. Não trocar os colchões pode levar a problemas na coluna e outras consequências ruins.



É recomendado é que seja feita uma limpeza nos colchões a cada 3 meses, porque é importante para evitar a disseminação de rinites alérgicas e outros problemas respiratórios. Mas, é preciso tomar cuidado. Uma solução comum para a limpeza dos colchões é colocá-lo em exposição ao sol. Isso não é uma boa ideia. Os ácaros gostam de temperaturas um pouco mais elevadas, e essa solução, ao invés de ajudar, apenas fortalece os micro-organismos.

Já a rinite, a maior consequência dos ácaros, pode atacar mesmo à noite, durante o sono. Uma empresa inglesa de remédios para dormir estudou os hábitos de sono de mais de 3 mil pessoas, e concluiu que essa função é uma das funções mais afetadas por problemas com o estresse e preocupações com o dia a dia. Perder o sono por conta de uma crise alérgica, é um motivo extra que pode facilmente ser eliminado por uma limpeza nos colchões.

fonte: Exame

Cadastre-se já

Fique por dentro de nossas novidade, ofertas exclusivas e muito mais

AZmax Colchões - CNPJ: 18.770.460/0001-64 - Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados

Valdeir Santana / OpenCart / Lojas Virtuais / Arastta